sáb., 05 de dez. | Youtube.com/blacktalk

Black Talk #038 - A moda antirracista e as políticas de reparação

A 38ª entrevistada do Black Talk é a ARTvista política e fundadora da Diáspora 009 (@diaspora009) Lia Maria dos Santos.
Os ingressos não estão à venda
Black Talk #038 - A moda antirracista e as políticas de reparação

Horário e local

05 de dez. de 2020 17:00 BRT
Youtube.com/blacktalk

Sobre o evento

Ao vivo no https://youtu.be/Q81SzcDFlx0

A 38ª entrevistada do Black Talk é a ARTvista política e fundadora da Diáspora 009 (@diaspora009) Lia Maria dos Santos. Designer, estilista, diretora de arte, cenografista, criadora de figurinos e palestrante, a especialista em moda desenvolve projetos afro-centrados, que ostentam referências teóricas, capital cultural, memórias coletivas negras Africanas e da Diaspora, inspirados em ferramentas negras de insubmissão. A marca tem exposição nacional e internacional, participação em grandes eventos que apresentam tendências e hoje é parte do grupo de dez marcas selecionadas pela Vogue-Brasil, classificadas como Novos Talentos na moda brasileira. A Diáspora 009 ainda trabalha com moda consciente, elaborando roupas que respeitam a história dos tecidos, valorizam corpas e têm costuras exclusivas de atêlies parceiros. 

Lia Maria dos Santos também é ilustradora de livros com temáticas românticas e políticas, tradutora de inglês e espanhol, Capoeirista, catimbozeira e Gerente de Operações no ELAS - fundo filantrópico sediado no Rio de Janeiro, que apoia ativistas mulheres. É formada em Belas Artes, na Universidade de Brasília, e é Mestra em Gestão de Políticas Públicas Educacionais em Gênero e Raça, pela mesma instituição. Foi a  primeira cotista negra na Formação em Direito Internacional com estágio prático na Delegração Brasileira junto á Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, e foi formada na primeira turma em ferramentas ONU de combate ao racismo no PAD do Alto Comissariado das Nações Unidas para o ano dos afro-descendentes, também em Genebra. 

Foi professora substituta da Componente Curricular Pensamento Negro Contemporâneo, na UnB - Componente criada pelo Enegreser -, trabalhou dez anos no sistema ONU, com passagens pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), pela OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), e outros dez anos no governo brasileiro, com passagens pela SEPPIR/PR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), pela Coordenacão de Educação Popular em Saúde, do Ministério da Saúde e outros setores. 

Compartilhe este evento